BLOG

Aumente o alcance de sua campanha publicitária com a mídia OOH

Por Gabriel Moses

Conhecida por muitos como mídia exterior, a mídia OOH se consiste na divulgação de anúncios e campanhas publicitárias veiculadas em locais fora do ambiente doméstico e residencial, como empenas, envelopamento de ônibus, painéis, outdoor, entre outros.

Mesmo com a tendência tecnológica e a realidade da consolidação das redes sociais e sites, a mídia OOH ainda é um caminho bastante proeminente no mercado, e tem desenvolvido um importante papel na publicidade, pois oferece abrangência, dinamismo, impacto visual, e também atua como um complemento midiático a outras estratégias de marketing.

Para se ter uma ideia, as mídias exteriores movimentam aproximadamente R$ 1,7 bilhão, se destacando como o terceiro maior meio de investimento do país, ficando atrás apenas da veiculação em TV aberta (R$ 9 bilhões) e dos anúncios na internet (números superiores a R$ 6,5 bilhões). Outra informação que chama a atenção é que a mídia OOH representa aproximadamente 9% dos quase R$ 20 bilhões movimentados no Brasil em 2021. Tais dados são da pesquisa do Cenp-Meios (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário).

Também de acordo com estudos publicados pela Kanter IBOPE (2022), a quantidade de veiculação OOH vem aumentando consideravelmente após a pandemia da covid-19. Isso também mostra que grande parcela da população brasileira (97%) utiliza semanalmente algum transporte coletivo, e consequentemente é impactada por diferentes tipos de comunicação realizados em ambientes externos.

Percebe-se, portanto, que a utilização da mídia OOH nas estratégias publicitárias e de marketing é super válida e bem-vinda. Se o público consome mídias exteriores, então porque não usar esse fato a favor de seu negócio?