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Internet das Coisas: o impacto da conexão virtual à realidade

Em 1999, o pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Kevin Ashton, propôs a possibilidade, em um futuro nem tão longíquo, de que as pessoas iriam se conectar à internet de outras maneiras por conta da limitação de tempo e da rotina que elas teriam. Surgiria, portanto, através deste comportamento a viabilidade de acumular dados de movimento dos corpos humanos com uma precisão muito superior do que as atuais informações fornecidas para a humanidade. O nome deste conceito é “Internet das Coisas” (em inglês, Internet of Things, ou IoT), que pode ser definido, de maneira primária, à interconexão de dispositivos e objetos à internet.

Nos últimos anos, a IoT tem se destacado como uma das mais importantes tecnologias do século. Atualmente, o ser humano consegue se comunicar perfeitamente com outro semelhante, processos e objetos por meio de inúmeros dispositivos incorporados à internet, como eletrodomésticos, carros, babás eletrônicas e termostatos, por exemplo. Apesar de ser um conceito tecnológico já estabelecido na sociedade contemporânea, a IoT possui inúmeras coleções de recentes avanços em diversas tecnologias que tirou a ideia da teoria para a prática.

Algumas tecnologias que transformaram a IoT em realidade:

Wearable (tecnologia vestível)

Aparelhos que compõem a nossa vestimenta e que nos permitem interagir com a internet e com todo o seu conteúdo. Relógios smart e fones de ouvido são exemplos disto.

Smart Home (Casa Inteligente)

Provavelmente considerado o aplicativo de IoT mais popular por causa de sua fácil acessibilidade e disponibilidade para os consumidores, a casa inteligente é composta por diferentes tecnologias, como Smart TVs, termostatos, geladeiras e fechaduras inteligentes e outros tipos de sensores.

Saúde

A IoT, com certeza, auxilia a integração com o prontuário do paciente. Logo, quando acontecem mudanças no estado clínico, como alterações de pressão sanguínea e frequência cardíaca, os dados são registrados, o que facilita o trabalho e acompanhamento médico.

Smart City (Cidade Inteligente)

Cidades inteiras podem receber conexões e dados adequados e ter inúmeros problemas resolvidos no cotidiano com a utilização de IoT, trabalhando, portanto, na diminuição de congestionamentos no tráfego, redução de poluição sonora, de crimes e afins.

Carro conectado

Os veículos IoT possuem acesso à internet e conseguem conectar a rede com outros usuários. Muitos carros, inclusive, já são equipados com um sistema inteligente que deixa a tradicional chave física para trás, pois esse sistema já conta com sensores que reconhecem a proximidade do motorista, permitindo a abertura das portas.

Essa modernidade tecnológica também pode (e deve) ser utilizada no marketing digital, que se define como uma forma de entender o que as pessoas querem, são e o que consomem. Ao posicionar o marketing juntamente com a IoT, a essência mercadológica ganha ainda mais força, pois ela estará acompanhada de ferramentas, dispositivos, nomenclaturas, algoritmos, terminologias e outros recursos.

Vale lembrar que, assim como o mundo real, a internet e toda sua comunidade mudam constantemente a forma como atuam. Isso se explica pelos aprimoramentos e descobertas que ocorrem no sistema, como também à adaptabilidade dos usuários e criação de novos recursos de relacionamento.