Por Gabriel Moses
A nova cobrança por selos verificados no Facebook e Instagram
A novidade do momento e que foi motivo de muita repercussão nas mídias sociais é a cobrança que o Facebook e o Instagram irão oferecer aos usuários que desejam ter o famoso selo azul de verificado em seus perfis. A notícia foi divulgada em primeira mão pelo próprio co-fundador da big tech, Mark Zuckenberg, e a cobrança começa a ser testada, a priori, somente na Austrália e Nova Zelândia, sem previsão ainda de chegada ao Brasil. Meta lança selo verificado pago
Mesmo sem previsão de chegada aos outros países, o que já todos sabem é do valor da cobrança. Quem estiver disposto a pagar U$ 11,99 (aproximadamente R$ 60,00 em conversão direta) adquire o famoso selo azul, até então disponível a personalidades públicas e páginas de entretenimento, informação e conteúdo. O programa chamado Meta Verified não apenas dá ao usuário o direito de portar o selo azul, mas também oferece recursos exclusivos, mais visibilidade para comentários e postagens, além de um suporte dedicado com “uma pessoa real” quando o usuário tiver algum imprevisto ou problema com a plataforma.
Uma observação importante que envolve a tarifa cobrada pela rede social, é que se for feita pelo celular, o preço passa de U$ 11,99 para U$ 14,99 (cerca de R$ 80,00). Provavelmente, esse acréscimo é explicado para a cobertura de taxa de até 30% cobrada pela Apple e Google em negócios realizados nos aplicativos App Store e Play Store.
Para o usuário assinar o Meta Verified, é necessário que a pessoa tenha postagens realizadas nas redes, e que tenha pelo menos 18 anos de idade. É importante dizer que a empresa não estipula um tempo mínimo necessário de existência da conta para que ela participe ou não do pacote, porém o objetivo é justamente evitar perfis fakes no Meta, e com isso há a análise de participação do usuário nas redes antes de seu pedido de integração ao Meta Verified.
Novidade interessante para as redes sociais, e que com certeza mudará alguns conceitos na internet, principalmente relacionados aos negócios feitos na mídia on!