Pensando no bem-estar de muitos profissionais, independentemente da área em que atuem, a Formato separou 7 dicas importantes de como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho. Mas antes de tudo, você sabe o que é saíde mental?
Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”, a saúde mental é extremamente importante para o rendimento de um profissional durante sua jornada de trabalho.
Dito isto, quando a saúde mental de um colaborador não vai bem, consequentemente a entrega do seu resultado segue o mesmo caminho. Confira agora como você pode (e deve) preservar a saúde mental de seus funcionários, colaboradores e colegas de trabalho durante o dia a dia.
INVISTA EM BENEFÍCIOS E VALORIZAÇÃO DE SUA EQUIPE
Um profissional que é retribuido por suas ações e entrega de resultados positivos tende a se sentir pertencido ao trabalho. A inclusão e tal pertencimento gerado propicia o seu colaborar a ter mais confiança no dia a dia, o que traz bons resultados para o seu negócio
ESTABELEÇA UM PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO INTERNA SOBRE SAÚDE MENTAL
A elaboração de uma comunicação interna e assertiva em sua empresa é essencial para que haja o hábito e o costume de se tratar sobre o tema em questão, principalmente saindo da parte teórica e sendo colocada em prática.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS NEGATIVOS QUE ENVOLVAM A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS
Líderes, é de suma importância gerenciar e lidar com pessoas que pensam diferente, mas que exigem uma satisfação como subordinados. Dessa maneira, procure observar e se relacionar com sua equipe. Observe o dia a dia destes, e lembre-se: você está lidando com pessoas. Então procure conversar, dar feedbacks construtivos e os aproxime de você de maneira profissional, dando-lhes tarefas e incentivando-as a produzir sempre de maneira consciente e saudável. O combinado nunca sai caro.
INSTRUA LÍDERES A REDUZIREM A PRESSÃO E COBRANÇA EXCESSIVA SOBRE A EQUIPE
A busca por resultados positivos e concretos é a missão de qualquer negócio que deseja ter êxito, independente da área em que atue. Porém, vale pontuar que existem formas de conseguir tais resultados, e com certeza a confiança em sua equipe é uma peça chave para essas conquistas.
Cobranças excessivas e pressão demasiada não irão resolver os problemas da noite para o dia. A questão é a constância. Sendo assim, procure jogar junto com a sua equipe, e dê a elas a possibilidade de executarem um trabalho exitoso. A cobrança pode e deve ser exercida, mas de uma maneira didática e não apelativa.
REVEJA, SE NECESSÁRIO, A CULTURA DA EMPRESA
Se a sua empresa não entende sobre a importância de cuidar da saúde mental de seus funcionários, e até mesmo dos chefes, é preciso rever toda a maneira de trabalho, conduta no dia a dia e prazo de entrega e afazeres. Esse diagnóstico é necessário, pois para um negócio ser considerado de sucesso e duradouro, precisa-se da construção de bons relacionamentos e uma ótima comunicação interna, e isso você obtém com a saúde mental em dia.
Lembre-se: o que se passa em nossa mente, se reflete no corpo físico. Uma mente sã permite um melhor mapeamento de estratégias durante o trabalho, e isso também reflete muitas coisas em nosso corpo.
DESCONTRUA TABUS QUE ENVOLVEM O TEMA EM QUESTÃO
Frases como “isso é frescura” ou “tudo é mimimi” podem ser totalmente descartadas, principalmente quando o assunto é saúde mental. Não trate como tabu um assunto que é debatido e comprovado cientificamente. A saúde mental em condições precárias afeta todos os sentidos existentes no ser humano.
TENHA CONSTÂNCIA EM PRATICAR TODAS ESSAS DICAS SINALIZADAS
Pondo em prática todos esses pontos citados acima no texto, você estará fazendo um bem para o seu time de trabalho, e consequentemente resultará em notícias positivas que permitirão a expansão e o sucesso do seu negócio no mercado de trabalho.